Conheça os principais benefícios do uso do aparelho ortodôntico

Muitas pessoas já precisaram usar aparelho ortodôntico alguma vez na vida, seja ele móvel ou fixo. Hoje em dia, o seu uso tem se tornado cada vez mais comum por questões de estética ou saúde. Mas você sabe quais são os seus principais benefícios?

Além de realinhar os dentes, o aparelho ortodôntico também traz outras vantagens para quem o usa, melhorando, além da aparência, a qualidade de vida do paciente. A ortodontia é a área da odontologia responsável pelo crescimento e desenvolvimento da face e dos dentes. Sendo assim, tudo o que for ligado a aparelhos dentários está diretamente ligado à esta ciência.

Existem basicamente três tipos de tratamentos de ortodontia, que são: preventivos, interceptivos e corretivos. É indicado que todo mundo vá, ainda na infância, ao dentista ortodontista fazer uma avaliação para que, se for identificado algum problema, ele possa ser corrigido precocemente.

O seu sorriso fica mais bonito

A estética é um dos principais benefícios e a razão pela qual a maioria das pessoas optam pelo uso do aparelho ortodôntico. Além de realinhar os dentes, ele também ajuda a mudar a posição dos tecidos bucais, que traz como consequência lábios mais volumosos, que é um desejo de muitas pessoas.

Melhora as funcionalidades bucais

Os aparelhos ortodônticos ajudam na correção dentária e também no posicionamento ósseo maxilar. Isso faz com que a dicção, a respiração, a mastigação, entre outras coisas sejam melhoradas. É comum associar o uso de aparelhos ortodônticos apenas com problemas dentários estéticos. Mas eles também são altamente eficazes para corrigir imperfeições na base óssea da mandíbula e do maxilar, que se não forem tratados precocemente, podem causar dificuldades de respiração e fala.

Reduz problemas bucais

O uso de aparelhos também é recomendado para corrigir a mordida. Com os dentes corretamente posicionados, alguns problemas como placa dentária, mau hálito e cárie são evitados. Isso porque, com a mordida alinhada, é possível fazer a correta higienização bucal, diminuindo o acúmulo de resíduos na boca.

Evita dores de cabeça e de dente

Tratamentos ortodônticos são capazes de corrigir dificuldades na mastigação e o posicionamento dos dentes. Essas questões costumam ser causas comuns de dores de cabeça, que são geradas devido à tensão muscular facial provocada pela posição dos dentes.

Melhora a autoestima

Quem não fica com a autoestima melhor com um sorriso mais bonito? Fazer um tratamento ortodôntico proporciona esse resultado e, consequentemente, uma melhora na qualidade de vida do paciente. Isso porque com o correto alinhamento dos dentes, além de um sorriso perfeito, o rosto fica mais harmonioso e atraente.

Previne problemas gástricos

A mastigação correta é fundamental para que os alimentos sejam enviados ao estômago bem triturados. E isso proporciona uma digestão mais completa, evitando problemas gástricos. O desnivelamento da mandíbula, que afeta a trituração ideal dos alimentos, também pode ser corrigido com o uso de aparelhos.

Evita problemas de oclusão

Há pessoas que têm problemas de oclusão, que é o ato de abrir e fechar a boca. O uso de um aparelho ortodôntico específico para isso pode corrigir ou até mesmo evitar este mal. O problema deve ser identificado antes dos seis anos de idade para que seja corrigido o quanto antes, evitando prejudicar o desenvolvimento de outras funções. Não é necessário que todos os dentes permanentes tenham nascido para que tratamento seja iniciado. Conhecendo agora todos os 7 benefícios dos aparelhos ortodônticos, conheça quais são os tipos de aparelho e qual pode ser o mais indicado para você.

CASOS TRATÁVEIS

Mordida aberta: Ocorre quando há ausência localizada de oclusão em determinado segmento do arco dentário, estando os demais dentes ocluídos. Apresenta-se, quase sempre, na região anterior, embora possa também ocorrer na região posterior.

Apinhamento: É uma condição dentária em que o paciente não possui espaço suficiente na sua arcada para que os seus dentes fiquem retinhos.

Mordida Cruzada: Consiste no desencontro entre os dentes da arcada superior e os da arcada inferior. Em boa parte dos casos, ela é bem perceptível, principalmente quando os dentes de baixo se sobrepõem sobre os de cima, deixando o queixo com uma proeminência para frente.

Diastema: É um espaço entre os dentes ou uma ausência de contato interproximal que ocorre entre dois ou mais dentes.

Prognatismo: É uma desarmonia facial envolvendo ossos, dentes e músculos, caracterizada pelo excesso de crescimento da parte inferior da boca, em relação à maxila.

Mordida Profunda: É quando os dentes superiores cobrem os dentes inferiores quase na sua totalidade. Essa condição é mais comum em crianças e adolescentes, mas também pode acontecer em adultos.

APARELHOS

Aparelho metálico: É o modelo mais comum e mais utilizado para a correção ortodôntica. É o tipo de aparelho fixo convencional que tem em sua composição peças metálicas como braquetes e o fio metálico, além das famosas borrachinhas.

Aparelho Fixo Estético: Como o próprio nome indica, se trata do modelo de aparelho metálico em um formato mais preocupado com a aparência. O aparelho estético tem como diferencial os seus braquetes da cor dos dentes, o que permite que o paciente passe pela correção ortodôntica de forma mais discreta.

Aparelho autoligado: É um dos modelos de aparelho fixo que oferecem mais benefícios em relação à estética do tratamento. Uma vez que sua marca registrada é a ausência das famosas borrachinhas coloridas, promove uma correção ortodôntica mais rápida e discreta.

Alinhadores Invisíveis: Os alinhadores são um dos mais recentes avanços da Ortodontia.
Esse tipo de aparelho não utiliza bráquetes e fios metálicos.
Comumente, os alinhadores são chamados de "alinhador invisível" por ser transparente e com uma qualidade estética superior aos demais.
O planejamento de cada caso é feito de modo digital, a partir de uma completa documentação (escaneamento intraoral ou moldagem, fotografias e radiografias) das arcadas dentárias, do sorriso e do rosto do paciente.
Dessa forma, os alinhadores são feitos sob medida, com o uso de um programa de computador, para cada paciente.
Os alinhadores dentários são indicados para casos com diferentes níveis de complexidade e problemas de mal posicionamento dentário.
Além disso, outras vantagens são: a facilidade para higienização dos dentes durante o tratamento, o menor número de manutenções necessárias e o menor tempo de tratamento.

AGENDAR!

NOSSO FOCO É O SEU SORRISO!

Entender sua necessidade e oferecer segurança em nosso atendimento é nossa maior preocupação.

AGENDAR!